Trata-se de unidade de conservação de proteção integral situada no município de Águas de Santa Bárbara , Estado de São Paulo, com área de 2.712 hectares, cujos objetivos são “a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, a realização de pesquisa cientifica e o desenvolvimento de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e turismo ecológico”.
Embora seja quase totalmente ocupada por vegetação de Cerrado, a ESEC Santa Bárbara encontra-se em uma zona de contato entre este bioma e o da Mata Atlântica. Esse fato confere a esta unidade de conservação um valor adicional, pois essas zonas de transição são áreas de maior biodiversidade.
A vegetação de cerrado na ESEC distribui-se da seguinte maneira: o Cerrado Típico ocupa uma área de 1.109 hectares; o Campo Cerrado ocupa 225 hectares; o Cerrado Denso ocupa 327 hectares; o Cerradão ocupa 382 hectares e os campos úmidos (faixas de vegetação graminóide, de largura variável, que separam as florestas paludícolas dos campo cerrados e, as vezes, circundam nascentes e alcançam as margens dos córregos) ocupam 209 hectares.
Portanto, na ESEC, predominam “as fisionomias abertas, em que as árvores são pequenas e esparsas ou ausentes. Foi especialmente para proteger áreas representativas dessas fisionomias que a unidade foi criada, em 1984”.
A Floresta Estacional Semidecidual é assim distribuída: a floresta com amplitude altitudinal entre 600 m e 680 m, ocupa 23 hectares; as matas ciliares (Floresta Estacional Semidecidual Aluvial de inundação temporária) ocupam 20 hectares, e as matas paludícolas (Floresta Estacional Semidecidual Aluvial de inundação permanente) ocupam 129 hectares.
Como foi formada, eventos relevantes…
Alojamentos, áreas de camping, opções para alimentação…